Maxaranguape realiza 4º Conferência Municipal de Saúde

por Interlegis — última modificação 06/08/2015 12h21
Vereadores participam da 4ª Conferência Municipal de Saúde e debatem propostas de melhoria no SUS
Maxaranguape realiza 4º Conferência Municipal de Saúde

Grupos de Trabalho da 4ª CMS - Foto: cedida

A 4ª Conferência Municipal de Saúde (CMS) do município de Maxaranguape/RN, com o tema "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro" aconteceu no dia 09 de julho de 2015, nas dependências do Ginásio Poliesportivo, situado na sede do município.

Participaram do evento representantes das Instituições Governamentais/prestadores, trabalhadores das áreas de saúde, educação, assistência social, agricultura, representante de diversos segmentos da sociedade (usuários) tais como, associações comunitárias, igrejas evangélica e católica, estudantes universitários, técnicos da 3ª Regional de Saúde e vereadores do município.

A solenidade de abertura contou com a participação da Prefeita, Maria Ivoneide (Neidinha), do Secretário de Saúde, Wendell Costa e demais secretários do município. O poder legislativo se fez representando pelos vereadores Crizaldo Meira, Severino Saturnino (Rio) e o presidente da Câmara, Ronialdo Câmara.

Depois da realização das conferências municipais, com a eleição dos delegados, a próxima fase é a 8ª Conferência Estadual de Saúde do RN nos dias 16, 17 e 18 setembro de 2015, no Centro de Convenções de Natal/RN. Já a15ª Conferência Nacional de Saúde acontece nos dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro de 2015, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília/DF.

A Conferência de Saúde é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

No encerramento do evento o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maxaranguape, Danilson Brandão, agradeceu a participação de todos destacando que o empenho de cada um colaborou para o êxito do evento.